Se você sente desconfortos como dormência e formigamento (parestesia) de maneira recorrente, você pode apresentar síndrome do túnel do carpo, uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, que é uma estrutura anatômica localizada entre a mão e o antebraço. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro desse canal pode provocar a compressão do nervo mediano e resultar nessa síndrome.

A CAUSA geralmente está relacionada a lesões por esforço repetitivo (LER), geradas por movimentos contínuos e de alta frequência como digitar, manipular a tela do celular, escrever etc. A síndrome do túnel do carpo também pode estar relacionada a lesões traumáticas como quedas e fraturas, quadros inflamatórios como artrite reumatoide, disfunções hormonais e interações medicamentosas. Em alguns casos, tumores também podem causar a síndrome.

O DIAGNÓSTICO tem que ser feito por um especialista em patologias de punho a mão, que deve ser procurado assim que os sintomas forem identificados. Quanto mais cedo e preciso for o diagnóstico, mais rapidamente a lesão será tratada e os sintomas poderão desaparecer, provendo o pleno restabelecimento das funções motoras do paciente, que muitas vezes ficam prejudicadas pelos sintomas.

O TRATAMENTO pode variar de acordo com o grau de comprometimento da doença, mas geralmente é clínico, podendo requerer a utilização de equipamentos para imobilização externa (órteses) e medicamentos. Em alguns casos pode haver indicação cirúrgica.

NUNCA faça uso de medicação por conta própria ou que seja indicada por alguém que não é médico. Doenças mal diagnosticadas e tratamentos inadequados podem prejudicar e agravar as condições físicas do paciente, levando à inatividade parcial ou total do membro e até mesmo ao óbito.

PROCURE UM ESPECIALISTA!

 

*Este conteúdo é meramente informativo, sem nenhum cunho científico e nenhuma vertente de diagnóstico ou tratamento. As informações contidas aqui são coletadas de forma colaborativa por uma equipe especializada em conteúdo jornalístico e de comunicação social.