O Cisto Sinovial é um tipo de nódulo (caroço), geralmente com cerca de 3cm de diâmetro, que surge próximo a uma articulação, sendo formado por acúmulo inadequado do líquido sinovial, que é um fluído presente nas articulações do corpo humano. O Cisto Sinovial pode aparecer em diversas articulações, mas é muito comum nos punhos e nas mãos.

AS CAUSAS mais comuns são pancadas locais, lesões por esforço repetitivo (LER) ou alguma deformidade na articulação. Este tipo de cisto normalmente não causa qualquer tipo de dor, no entanto, como cresce perto de músculos e tendões, algumas pessoas podem sentir formigamento, perda de força ou sensibilidade, dependendo do tamanho do cisto.

OS SINTOMAS podem se dor na articulação afetada, formigamento constante no membro afetado, perda de força na articulação e diminuição da sensibilidade no local onde o cisto se encontra. Geralmente o cisto vai crescendo lentamente ou pode ser percebido imediatamente após algum trauma, como uma pancada por exemplo.

O DIAGNÓSTICO é feito por um ortopedista especialista em tratamentos do membro superior. Pode ser por meio de análise clínica no consultório médico ou demandar exames por imagem como ultrassonografia e ressonância magnética. Em alguns casos, o cisto é tão pequeno que só é percebido quando o paciente se queixa de dor, e por isso o médico deve ser procurado para dar um diagnóstico preciso, afim de evitar evolução do cisto para uma lesão mais sério.

O TRATAMENTO pode ser feito de diversas formas como imobilização, aspiração do líquido, fisioterapia ou cirurgia, dependendo do caso.

SEMPRE PROCURE UM MÉDICO!

*Este é um conteúdo meramente informativo, sem nenhum cunho científico e nenhuma vertente de diagnóstico ou tratamento. As informações contidas aqui são coletadas de forma colaborativa por uma equipe especializada em conteúdo jornalístico e de comunicação social.